Ouvintes:
Principais ouvintes:
Criativa Radio
Um novo movimento está ganhando destaque nas paradas musicais dos Estados Unidos: o avanço de músicas cristãs e de pop com valores tradicionais. Especialistas afirmam que esse fenômeno pode indicar uma mudança cultural mais ampla em direção a valores conservadores no entretenimento.
Um dos grandes destaques é o cantor Alex Warren, que lidera a Billboard Hot 100 com a canção “Ordinary”, descrita pelo portal Semafor como uma balada melodramática sobre fé e amor. Católico assumido, Warren também lançou recentemente o single de adoração “Bloodline” em parceria com Jelly Roll, com versos que exaltam a esperança cristã: “Don’t you forget, God’s not done with you yet”.
E Warren não está sozinho. O sucesso de nomes como Brandon Lake e Forrest Frank, ambos da música cristã contemporânea (CCM), também demonstra o crescimento desse segmento. Lake, por exemplo, mantém há 19 semanas sua canção “Hard Fought Hallelujah” no Hot 100, enquanto Frank viralizou com o hit “Your Way’s Better”, que já figura há 10 semanas na parada e inspirou uma tendência no TikTok.
Frank, ex-integrante do grupo secular Surfaces, agora foca integralmente na música cristã: “Jesus é meu Salvador, e estou vivo quando o adoro”, declarou ao Christian Post. “Gravar músicas que exaltam a Deus é o que dá sentido à minha vida.”
De acordo com a Billboard, a música cristã contemporânea teve seu maior número de streams no Spotify em 2024, com crescimento global de 60% nos últimos cinco anos.
O pop tradicional também acompanha esse movimento. O astro country Morgan Wallen lidera as paradas com seu álbum I’m the Problem, quebrando recordes de streaming em maio e mantendo o topo por cinco semanas consecutivas. Artistas como Thomas Rhett, Shaboozey e o próprio Jelly Roll também estão entre os mais ouvidos com seus sucessos que cruzam as fronteiras do country e pop com valores familiares.
Segundo o comentarista Sam Murphy, o pop americano atual está “mais seguro, mais tradicional e mais conservador”.
Até programas populares como o American Idol têm refletido essa guinada. A temporada de 2025 contou com vários participantes que falaram abertamente sobre sua fé cristã, como Breanna Nix, finalista da competição. Sua música “Higher” alcançou o primeiro lugar no Apple Music Country logo após sua performance na final do programa.
O reality também exibiu um especial de Páscoa com três horas de duração intitulado “Songs of Faith”, com apresentações de gospel e adoração. Segundo o jurado Luke Bryan, a influência de Carrie Underwood, cristã assumida e ex-vencedora do programa, tem sido fundamental nesse movimento: “Ela nunca escondeu sua fé e isso inspirou os candidatos”, afirmou à Billboard.
A cantora Natalie Grant, ganhadora do Grammy, também comentou a ascensão do gênero cristão no mainstream. Em entrevista ao Christian Post, ela aconselhou os jovens artistas a seguirem “o longo caminho da obediência” e se manterem firmes na fé:
“Não busquem atalhos. Permaneçam conectados à comunidade e à igreja local. Tenham pessoas ao redor que façam as perguntas difíceis. Nenhum de nós foi feito para viver no centro das atenções.”
Escrito por Criativa Radio
brandon lake cristão FORREST FRANK musica cristã
2014 - 2026 | Criativa Radio - Todos os Direitos Reservados | By Hostplay Brasil
Comentários da publicação (0)