Listeners:
Top listeners:
Criativa Your Favorite Playlist
O gabinete do primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que buscará uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU depois que tropas russas na Ucrânia atacaram uma usina nuclear e provocaram um incêndio.
O escritório de Johnson diz que ele falou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy nas primeiras horas da manhã. Ele diz que a Grã-Bretanha levantará a questão imediatamente com a Rússia e parceiros próximos.
O escritório de Johnson diz que ele e Zelenskyy concordam que a Rússia deve parar imediatamente de atacar e permitir que os serviços de emergência tenham acesso irrestrito à usina. Os dois concordam que um cessar-fogo é essencial.
“O primeiro-ministro disse que as ações imprudentes do (presidente russo Vladimir) Putin agora podem ameaçar diretamente a segurança de toda a Europa”, disse o gabinete de Johnson em comunicado. “Ele disse que (o Reino Unido) faria tudo o que pudesse para garantir que a situação não se deteriorasse ainda mais.”
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau diz que também conversou com Zelenskyy sobre os ataques à usina.
“Esses ataques inaceitáveis da Rússia devem cessar imediatamente”, disse ele no Twitter.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que informou os líderes dos EUA, Grã-Bretanha, União Europeia e Agência Internacional de Energia Atômica sobre a terrível ameaça de desastre nuclear depois que tropas russas bombardearam uma usina nuclear.
“Se houver uma explosão – é o fim para todos. O fim para a Europa. A evacuação da Europa”, disse ele em um discurso emocionado no meio da noite.
“Só uma ação urgente da Europa pode parar as tropas russas. Não permita a morte da Europa por uma catástrofe em uma usina nuclear”, disse ele.
Ele está pedindo aos políticos e cidadãos que pressionem a liderança russa para deter as tropas russas.
Zelenskyy atualizou o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o incêndio em uma usina nuclear bombardeada por tropas russas.
A Casa Branca disse que Biden e Zelenskyy pediram à Rússia que cesse suas atividades militares na área e permita que bombeiros e equipes de emergência acessem o local.
Biden também recebeu outra atualização sobre a situação do subsecretário de segurança nuclear do Departamento de Energia dos EUA e do administrador da Administração Nacional de Segurança Nuclear dos EUA.
A Agência Internacional de Energia Atômica disse no Twitter que foi informada pelo regulador nuclear da Ucrânia que “não houve nenhuma mudança relatada nos níveis de radiação” em uma usina nuclear bombardeada por tropas russas.
A agência diz que o diretor-geral Rafael Mariano Grossi estava em contato com o primeiro-ministro ucraniano Denys Schmygal e o regulador e operador ucraniano sobre a situação na fábrica de Zaporizhzhia.
Grossi “apela pela suspensão do uso da força e alerta para um grave perigo se os reatores atingirem”, disse a AIEA em outro tweet.
A agência diz que a Ucrânia disse que o incêndio não afetou equipamentos “essenciais” e que o pessoal da fábrica está tomando medidas mitigadoras.
Um funcionário do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, não autorizado a falar publicamente e falando sob condição de anonimato, disse que os reatores ainda não foram danificados e os níveis de radiação estão normais.
No dia anterior, muitos moradores de Enerhodar, onde a usina está localizada, bloquearam as tropas russas com seus próprios corpos para impedir seu avanço.
Escrito por criativa
2014 - 2024 | Criativa Radio - Todos os Direitos Reservados | By Hostplay Brasil
Comentários da publicação (0)