Listeners:
Top listeners:
Criativa Your Favorite Playlist
Ataques russos atingiram a praça central da segunda maior cidade da Ucrânia e outros alvos civis na terça-feira e um comboio de tanques e outros veículos ameaçou a capital. O presidente da Ucrânia acusou Moscou de recorrer a táticas terroristas para pressionar a maior guerra terrestre da Europa em gerações.
Com o Kremlin cada vez mais isolado por duras sanções econômicas que afundaram o rublo, as tropas russas avançaram sobre as duas maiores cidades da Ucrânia no sexto dia de uma invasão que abalou a ordem mundial do século 21. Em Kharkiv, uma cidade estratégica do leste com uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes, pelo menos seis pessoas morreram quando o prédio administrativo da era soviética da região foi atingido. Explosões destruíram áreas residenciais e uma maternidade foi transferida para um abrigo subterrâneo.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy chamou o ataque direcionado à praça principal de Kharkiv de “ataque terrorista”, culpando um míssil russo e chamando-o de crime de guerra. “Ninguém vai perdoar. Ninguém vai esquecer. … Isso é terrorismo de estado da Federação Russa.”
Em um apelo emocional ao Parlamento Europeu mais tarde, Zelenskyy disse: “Estamos lutando também para sermos membros iguais da Europa. Acredito que hoje estamos mostrando a todos que somos o que somos… Provamos que, no mínimo, somos iguais a você.”
Além dos ataques às cidades, surgiram relatos de que Moscou usou bombas de fragmentação em três áreas povoadas. Se confirmado, isso representaria um novo nível preocupante de brutalidade na guerra – e poderia levar a um isolamento ainda maior na Rússia.
Já, com as potências ocidentais enviando armas para a Ucrânia e levando a um aperto global da economia russa, as opções do presidente Vladimir Putin diminuíram enquanto ele procura redesenhar o mapa global – e puxar a democracia de inclinação ocidental da Ucrânia de volta à órbita de Moscou.
O Kremlin negou na terça-feira que tenha usado tais munições e insistiu novamente que suas forças só atingiram alvos militares – apesar das evidências documentadas por repórteres da AP de bombardeios de casas, escolas e hospitais.
Insubmissos à condenação ocidental, as autoridades russas aumentaram suas ameaças de escalada – dias depois de levantar o espectro de um ataque nuclear. O ministro da Defesa russo prometeu na terça-feira pressionar a ofensiva até atingir seus objetivos, enquanto um alto funcionário do Kremlin alertou que a “guerra econômica” do Ocidente contra a Rússia pode se transformar em uma “guerra real”.
Escrito por criativa
2014 - 2024 | Criativa Radio - Todos os Direitos Reservados | By Hostplay Brasil
Comentários da publicação (0)