Listeners:
Top listeners:
Criativa Your Favorite Playlist
A Universal Music Group (UMG) deixou de licenciar seu conteúdo para os serviços TikTok e TikTok Music. A gravadora anunciou nesta terça-feira (30) que seu acordo com a plataforma de mídia social não foi renovado. Além de artistas consagrados no meio secular, artistas cristãos tambem foram afetados, como Riley Clemmons, Anne Wilson, TobyMac, Taya, Brooke Ligertwood, Blessing Offor, Jeremy Camp e entre outros.
A remoção das músicas causou surpresa e frustração entre os fãs e artistas cristãos, que viram suas canções sendo retiradas do TikTok. Entre os afetados estão artistas renomados e emergentes da cena cristã, cujas músicas costumavam ser populares entre os usuários da plataforma.
A Universal Music Group, uma das maiores gravadoras do mundo, detém os direitos de várias músicas de artistas cristãos e exerce controle sobre sua distribuição em plataformas de streaming e redes sociais. O desacordo entre a UMG e o TikTok resultou na remoção das músicas, deixando artistas e fãs frustrados com a situação.
SOBRE O CASO:
A UMG tem pressionado a TikTok por compensações apropriadas para artistas e compositores em suas discussões de renovação de contrato, entre outras coisas, disse em uma carta endereçada à sua comunidade de artistas e compositores.
Em sua carta, a UMG acusou o TikTok de “tentar construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música”.
A UMG disse que a TikTok propôs pagar aos artistas e compositores uma taxa que é uma “fração da taxa” que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam.
Ainda na terça, o Tiktok declarou, em comunicado, que as alegações da gravadora são falsas.
“É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, diz a nota da plataforma chinesa.
“Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos.
O TikTok conseguiu chegar a acordos de ‘primeiro o artista’ com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs.”
A plataforma é responsável por apenas cerca de 1% da receita total da UMG, disse a gravadora.
A empresa chegou a um acordo com o TikTok em fevereiro de 2021, o que permitiu que os usuários do aplicativo pudessem incorporar clipes do catálogo de músicas da UMG em seus vídeos.
Escrito por criativa
2014 - 2024 | Criativa Radio - Todos os Direitos Reservados | By Hostplay Brasil
Comentários da publicação (0)